Estratégia simples para superar maus hábitos

Passada a animação e excitação com o início de um novo ano, quantas das promessas ainda estão de pé e quantas já ficaram de lado com o retorno da rotina?

Há algumas dicas simples para mantermos o foco e vencermos a barreira dos três primeiros meses do ano, em que muitas vezes, nossos planos e metas se dissolvem sem nos darmos conta.

A dica mais valiosa é nos observarmos e nos conectarmos com  nossos sentimentos e emoções; então podemos avaliar nossas necessidades reais (biológicas e emocionais) e tomar decisões mais apropriadas e saudáveis antes de entrarmos no modo automático repetindo hábitos que nem sempre desejamos.

Assim, da  próxima vez que você quiser devorar aquela caixa de bis, tiver preguiça de malhar ou qualquer outro comportamento que fure seu objetivo de manter-se saudável, pergunte-se se sente algum desses sentimentos:

  • FOME – Nosso cérebro nos avisa quando precisamos de mais energia e, portanto, devemos comer. Mas ele também pode se confundir com algum desejo emocional nosso (tédio, conforto, tristeza, alegria). Então pode rolar um curto circuito, bater aquela fome  e comermos sem pensar ou realmente sem ser uma necessidade física do corpo. Por isso é importante prestar atenção nos sinais, manter-se atento ao que comemos, porque e quantidades.

No Programa Estilo de Vida Saudável vamos explorar mais fundo nossa relação com alimentação, a fome, os vícios e como adotar hábitos positivos.

  • ANSIEDADE OU RAIVA – Quando estamos nervosos ou ansiosos nosso cérebro passa a operar no modo mais primitivo, ele entende que precisamos reagir para lidar imediatamente com o que nos aflige, então as decisões tomadas nesses momentos (muitas vezes automáticas) nem sempre estão alinhadas como nossas decisões de longo prazo e desconsidera as consequências no longo prazo também. Respire fundo algumas vezes para se acalmar e voltar a tomar decisões mais racionais e centradas.
  • SOLIDÃO – Já sentiu que muitas vezes é mais fácil de se comprometer com os outros do que conosco? Pois é, nosso envolvimento social nos ajuda a manter nossos compromissos, pois quando contamos a uma outra pessoa sobre o que desejamos realizar desperta em nós um senso de integridade (“eu falei que ia fazer, agora tenho que fazer!”). Além disso ganhamos acolhimento e suporte. Não precisa sair espalhando sua vida por ai, mas use sua rede próxima de apoio para manter-se firme. Durante o Programa você vai contar com nossa rede de apoio para incentivo, desabafo e motivação. Como sempre digo, juntos é mais gostoso 🙂 
  • CANSAÇO – Quando a bateria está esgotando não funcionamos bem,é bem nessas horas que a força de vontade já não está lá tão forte e tendemos a escorregar. Muitas vezes ainda achamos que merecemos alguns mimos ou recompensas por esse cansaço. Única solução e simples: descanse, esvazie a mente, durma bem.

Quando conseguimos identificar esses sentimentos emergindo em nossos  comportamentos ou fazendo  parte de hábitos que não desejamos mais, temos a change de parar por breves segundos, reconectar com nossas fontes de energia e retomarmos o foco, tomando melhores decisões.

QUALIDADE DE VIDA & BEM ESTAR e uma VIDA SAUDÁVEL incluem e requerem o Equilíbrio de diversos aspectos da nossa vida. Por isso uma abordagem Holística & Integral que considere aspectos físicos, emocionais e alimentares é mais eficaz e duradoura. Integrar esses aspectos é um processo gradativo que, entretanto ,conduz a mudanças sustentáveis.

O PROGRAMA ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL vai contribuir para que :

  • Você faça escolhas mais conscientes para criar Bem Estar na sua vida
  • Expandir seu foco para além da Saúde física
  • Buscar Equilíbrio & Integração entre as suas  escolhas físicas, emocionais e alimentares.
  • Agregar informações, estratégias e ferramentas para fazer escolhas orientadas ao seu Bem Estar.
  • Você participe ativamente nas suas decisões durante o processo de criação do Estilo de Vida que deseja.

É nosso compromisso acompanhá-los nessa jornada de transformação  oferecendo apoio, orientação, ferramentas e nossa experiência em mudar o comportamento de estilo de vida, criando um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL.

Vamos Juntxs,

Bebel @BebelCoach –   http://www.facebook.com/bebelcoach

PROGRAMA ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL Inscrições gratuitas e mais informações.

Post livremente inspirado no artigo: “A Simple Strategy for Halting Old Habits” – de Christopher Willard, Revista Mindful.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s